Defender a cultura hoje virou algo condenável, como se todas as manifestações artisticas fossem iguais. Uma generalização que traduz bem o momento em que estamos vivendo, e os políticos fundamentalistas se apropriam disto. Como bem disse Vik Muniz, o sonho de todo autoritarista é presidir sobre uma nação de mudos. Pois bem, nós artistas não vamos nos calar, porque sabemos o que está por detrás desses fatos pontuais de censura, sabemos o que diz a mensagem subliminar.
Pensando sobre isto, me lembrei de O Grande Discurso de Charles Chaplin, que eu tinha pendurado na parte de dentro da porta do meu armário, no meu quarto de criança. Estava fadada a ser artista, pobre menina, fadada a militar pela liberdade de expressão e contra qualquer tipo de exploração. Lembrei disso porque a grande massa talvez não entenda, justamente por estar sendo manipulada. Chaplin tentava acordá-la ou pelo menos fazer uma analogia a sua dormência.
“Soldados! Não vos entregueis a esses brutais que vos desprezam, que vos escravizam, que controlam as vossas vidas, que ditam os vossos actos, as vossas ideias e os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação regrada, que vos tratam como gado e vos usam como carne para canhão. Não sóis máquinas! Homens é que sóis! E com o amor da humanidade nas vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar… os que não se fazem amar e os inumanos! Soldados! Não batalheis pela escravidão! Lutai pela liberdade!”
Muito difícil fazer despertar, muito difícil mas se pode plantar a semente, semear, a função política da arte é esta, então sigamos fazendo arte.
Lido e internalizado, bela citação de Chaplin.
CurtirCurtir
“Só odeiam os que não se fazem amar… os que não se fazem amar e os inumanos!”. Grande verdade!
CurtirCurtir
Arte é sempre uma necessária teimosia
do novo a fazer cócegas nos cérebros,
nas almas, nos sonhos de mais
humanidade e ternuras.
Mas há os enfezados
de coração
e mente.
Não cedamos ao ódio
– sua tosca linguagem -,
arteiramente alegres teimemos
o criar do mundo em que nos vale viver
CurtirCurtir
Que lindo!
CurtirCurtir
muito bom o texto, parabéns!!
CurtirCurtido por 1 pessoa