UM POVO SEM CULTURA É UM POVO SEM VOZ

Defender a cultura hoje virou algo condenável, como se todas as manifestações artisticas fossem iguais. Uma generalização que traduz bem o momento em que estamos vivendo, e os políticos fundamentalistas se apropriam disto. Como bem disse Vik Muniz, o sonho de todo autoritarista é presidir sobre uma nação de mudos. Pois bem, nós artistas não vamos nos calar, porque sabemos o que está por detrás desses fatos pontuais de censura, sabemos o que diz a mensagem subliminar.
Pensando sobre isto, me lembrei de O Grande Discurso de Charles Chaplin, que eu tinha pendurado na parte de dentro da porta do meu armário, no meu quarto de criança. Estava fadada a ser artista, pobre menina, fadada a militar pela liberdade de expressão e contra qualquer tipo de exploração. Lembrei disso porque a grande massa talvez não entenda, justamente por estar sendo manipulada. Chaplin tentava acordá-la ou pelo menos fazer uma analogia a sua dormência

Soldados! Não vos entregueis a esses brutais que vos desprezam, que vos escravizam, que controlam as vossas vidas, que ditam os vossos actos, as vossas ideias e os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação regrada, que vos tratam como gado e vos usam como carne para canhão. Não sóis máquinas! Homens é que sóis! E com o amor da humanidade nas vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar… os que não se fazem amar e os inumanos! Soldados! Não batalheis pela escravidão! Lutai pela liberdade!”

Muito difícil fazer despertar, muito difícil mas se pode plantar a semente, semear, a função política da arte é esta, então sigamos fazendo arte.


5 comentários sobre “UM POVO SEM CULTURA É UM POVO SEM VOZ

  1. Arte é sempre uma necessária teimosia
    do novo a fazer cócegas nos cérebros,
    nas almas, nos sonhos de mais
    humanidade e ternuras.

    Mas há os enfezados
    de coração
    e mente.

    Não cedamos ao ódio
    – sua tosca linguagem -,
    arteiramente alegres teimemos
    o criar do mundo em que nos vale viver

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s